Seja bem-vindo
Boa Vista,24/06/2026

  • A +
  • A -

Comissão aprova bônus de 10% em residência para participantes do Mais Médicos

camara.leg.br
Comissão aprova bônus de 10% em residência para participantes do Mais Médicos


Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Deputado Ismael fala ao microfone

Ismael recomendou a aprovação da proposta, com mudanças


A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que aumenta em 10% a pontuação de candidatos à residência médica que tiverem participado do Programa Mais Médicos por um ano, no mínimo.


O benefício da pontuação extra valerá para todas as fases dos processos de seleção pública de residência médica.


O bônus de 10% deixou de valer para participantes do Mais Médicos com a edição da Lei 15.233/25, regulamentada pela Portaria 446/26, do Ministério da Educação.


Atualmente, o bônus é exclusivo para quem concluiu a residência em Medicina de Família e Comunidade.


Mudanças no texto original

A comissão aprovou a versão do deputado Ismael (PL-SC), relator do Projeto de Lei 2689/24, de autoria do deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO).


O projeto original buscava reconhecer o trabalho no programa como um curso de pós-graduação lato sensu, concedendo o título de especialista em Medicina de Família e Comunidade.


No entanto, o relator optou por focar no restabelecimento do bônus na nota das seleções, por considerar a medida mais eficaz para atrair médicos para as regiões mais carentes do Brasil.


“O Programa Mais Médicos é a garantia da extensão do atendimento médico-sanitário a todos os rincões de nosso país”, disse Ismael.



Próximas etapas

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.